quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Prevenção contra os fogos



Prevenção contra os fogos
É através deste slogan que o Governo e as Autarquias Locais pretendem sensibilizar os cidadãos para a as boas práticas a implementar na floresta.


Durante a época de Verão o risco de incêndio florestal em Portugal é, substancialmente, maior. Neste sentido Governo e Autarquias Locais alertam os cidadãos, através de várias campanhas publicitárias, para acções de prevenção que minimizem o risco de incêndio.
“Portugal sem fogos depende de nós” é uma campanha lançada pelo Ministério da Administração Interna, através do Gabinete do Secretário de Estado da Protecção Civil, que pretende prevenir acções de risco e promover boas práticas entre todos os cidadãos, no combate ao flagelo dos incêndios florestais.
A nota enviada pelo Gabinete do Secretário de Estado da Protecção Civil refere: “Importa que todos os cidadãos estejam atentos, impedindo os trabalhos agrícolas na floresta, o lançamento de foguetes na floresta, a realização de piqueniques nas zonas florestais ou a realização de queimadas. Importa, também, que tenhamos todo o cuidado no sentido de não serem lançados cigarros para a floresta ou para a berma das estradas. Ao mesmo tempo, importaria que todos os cidadãos promovessem, sem utilizarem fogo, a limpeza dos matos junto das casas e dos caminhos, como forma de impedirem que os incêndios se aproximem das suas habitações ou das instalações agrícolas e industriais.”
Em 2007, o Governo definiu através da Portaria nº 755/2007 de 29 de Junho, que o período crítico no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, vigora de 1 de Julho a 30 de Setembro.
Se avistar o início de um incêndio florestal ligue de imediato para o 112 ou o 117.

O QUE SE FAZ EM ÁGUEDA
O concelho de Águeda, de modo especial nesta época do ano, tem agendado um conjunto de iniciativas que visam promover a Defesa da Floresta Contra Incêndios.
De forma a cumprir as linhas orientadoras estratégicas definidas pelo Plano Municipal de Defesa Florestal Contra Incêndios (PMDFCI), a Câmara Municipal através do Gabinete Técnico Florestal determinou actividades de vigilância, detecção, fiscalização, 1ª intervenção e combate, num Plano rápido e de carácter Operacional Municipal (POM), mobilizando e tirando partido, deste modo, de todos os meios e agentes na área de influência municipal.
O Gabinete Técnico Florestal de Águeda refere este programa como uma óptima iniciativa destinada aos jovens que, deste modo, podem ocupar, na pausa escolar de férias, o seu tempo livre promovendo a prevenção e a segurança da floresta. Em Águeda, e até agora, já participaram 25 jovens, que continuam a colaborar com a Autarquia neste Plano Voluntário de Prevenção. Recorde-se que este programa de Voluntariado Jovem para as Florestas pertence ao Instituto Português da Juventude. O programa de Voluntariado tem como principais objectivos a participação activa dos jovens na preservação da natureza e da floresta, reduzindo o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.
Recorde-se, ainda, que existe na autarquia uma equipa de Voluntários, que, aos fins-de-semana, fazem acções de patrulhamento e vigilância florestal. Ao todo estão integrados nas brigadas de patrulhamento e vigilância 8 funcionários municipais.
Por outro lado o Gabinete de Protecção Civil Municipal acaba de lançar um cartaz de sensibilização com o objectivo de alertar a população para os cuidados a ter com a floresta. Neste cartaz os Munícipes são informados sobre os cuidados a ter com a utilização do fogo, bem como da legislação que está em vigor.

PONTOS DE ÁGUA
A autarquia disponibiliza, actualmente, em locais de difícil acesso, tanques de água com capacidade entre os 60 a 80 m3 de água (+/- 70.000 litros). O aproveitamento e utilização destes locais de abastecimento de água (pontos de água), não estavam optimizados, de modo a permitirem um acesso, mais fácil e mais rápido, à água. Deste modo, foram realizadas várias uniões que ligaram esses tanques a bocas-de-incêndio localizadas junto às estradas e aglomerados populacionais. Esta solução permite com mais facilidade e rapidez o abastecimento de viaturas de combate a incêndios, assim como uma maior cobertura e protecção às habitações existentes nesses locais.
Na pista do Aeródromo do Casarão a Câmara Municipal de Águeda mandou instalar 3 tanques de Água com a capacidade de 70.000 litros de água cada, com o objectivo de prover ao abastecimento de aviões de combate a incêndio (Canadair, Dromader) na pista, assim como de viaturas de combate a incêndios florestais.

AGENTES NO TERRENO
Importa, também, referir todos os agentes e meios envolvidos no concelho de Águeda. Podemos dizer que estas equipas têm como grande missão a 1ª intervenção, o combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo. Este ano e através do Plano Operacional Municipal (POM) foram sectorizadas áreas e os agentes de modo a todos os meios estarem coordenados e aptos a ocorrerem em situação de perigo e incêndio florestal, optimizando deste modo os meios existentes no concelho. Existem duas equipas da Câmara Municipal, que fazem vigilância em Agadão e Macinhata do Vouga. Três Associações de Protecção Civil, Castanheira do Vouga, Belazaima-do-Chão e Valongo do Vouga. Uma equipa de Sapadores Florestais, localizada no Préstimo, sob gestão da Associação Florestal do Baixo Vouga. A estes meios e equipas associa-se a Pista de Aviação do Casarão que permite a gestão e operacionalização dos meios aéreos.
Nesta campanha nacional de prevenção e preservação da floresta importa acreditar que todos temos um papel muito importante a desempenhar.
Não crie situações de incêndio (fogo, foguetes, fumo).
Previna e limpe os seus terrenos dos materiais combustíveis (matos, ramos, folhas) que aí possam existir.
Informe alguma situação de incêndio que surja para o 112 ou 117.
Autor: Litoral Centro

Foto: interna

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2007 - 18:03:47

Nenhum comentário: