quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Segurança na floresta «como numa empresa»

Segurança na floresta «como numa empresa»
Experiência piloto europeia de patrulha nocturna em floresta
Uma experiência piloto a nível europeu vai ser iniciada esta quarta-feira no Cadaval com o patrulhamento nocturno de uma zona florestal por uma empresa de segurança.

O objectivo do projecto é "fazer segurança num espaço florestal como numa empresa", disse o secretário-geral da Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP), um dos promotores da iniciativa apresentada em Lisboa, numa conferência de imprensa.

Ricardo Machado acrescentou que a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Cadaval - uma das três existentes no país, a par de Oliveira do Hospital e Loulé - tem uma área aproximada de 8.000 hectares, um pouco menos do que a extensão do concelho de Lisboa, que tem 8.480 hectares.
As ZIF são áreas territoriais contíguas, com espaços maioritariamente florestais e planos de gestão e defesa da floresta.

Essencialmente constituída por eucaliptal (60 a 70 por cento) e pinhal, a floresta vai ser patrulhada durante a noite por duas equipas em simultâneo, cada uma constituída por dois vigilantes e um cão, que se deslocam em viaturas todo-o-terreno.

Ao todo, trabalharão no patrulhamento oito homens e dois animais, que disporão de duas viaturas equipadas com GPS e sistemas de comunicações, especificou o representante da empresa de segurança.

Esta experiência piloto é realizada pela Grupo 8, que conta investir no projecto 100 mil euros, disse Miguel Morgado, responsável daquela empresa de segurança, que suportará a totalidade do investimento.

Este projecto de defesa da floresta prolongar-se-á durante o Verão e enquanto se mantiver elevado o risco de incêndio.

Caso seja bem sucedida a iniciativa, os seus promotores admitem alargá-la às outras duas ZIF ou até mesmo a áreas florestais mais pequenas (500 a mil hectares), nomeadamente as que sejam propriedade de fundos de investimento florestal, disse Ricardo Machado.

No caso dos vigilantes detectarem incêndios ou outro tipo de ocorrências, como caça clandestina, avisarão as autoridades: Protecção Civil e forças policiais.
Kaminhos
08-08-2007
Lusa

Nenhum comentário: