terça-feira, 14 de agosto de 2007

Arrábida sem videovigilância

Sistema está desactivado e a necessitar de recuperação


O sistema de videovigilância do Parque Natural da Arrábida está desactivado desde Maio e a necessitar de recuperação, alertou esta terça-feira uma responsável do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), noticia a Lusa.

De acordo com Cláudia Almeida, da sub-região litoral Centro e Sul, o sistema não tem neste momento qualquer câmara de vigilância em funcionamento e precisa de uma recuperação que deverá ter um custo total de 33 mil euros.

Além disso, o ICNB pretendia que o sistema de videovigilância tivesse ligação directa à Comissão Distrital de Operações de Socorro (CODS), um trabalho que custaria 50 mil euros, sublinhou.

Visto que estas despesas extraordinárias não foram previstas no orçamento geral do Estado, o ICNB está a redigir um documento que pretende entregar a várias entidades no sentido de conseguir financiamento, disse à Lusa Cláudia Almeida.

A gestão dos parques naturais da Arrábida e do Estuário do Sado irá apresentar, até ao final da semana, um estudo mais exaustivo dos gastos necessários para manter o equipamento, com o objectivo de pedir apoios a algumas entidades, nomeadamente ao Governo Civil de Setúbal.

Alguns deputados presentes na reunião desta terça-feira entre a Comissão Parlamentar de Acompanhamento e Avaliação da Política Nacional da Defesa da Floresta Contra Incêndios e a CDOS afirmaram que esta foi uma das principais razões da sua visita ao distrito de Setúbal.

«O ministro do Ambiente disse, na Assembleia da República, que o sistema estava operacional e a funcionar, o que, pelos vistos, é uma mentira», disse Luís Marques, da bancada parlamentar do PSD.Portugal Diário

Nenhum comentário: