domingo, 29 de julho de 2007

Trofa organiza-se contra os incêndios

Trofa organiza-se contra os incêndios

A Câmara Municipal da Trofa já tem no terreno o Plano Municipal de Defesa da Floresta da Trofa 2007. Este plano pretende funcionar “como um instrumento orientador de acções de ordenamento e gestão do espaço florestal, estando direccionado para a protecção contra incêndios florestais.”

Com este plano, anuncia a autarquia em comunicado, estabelece-se a estratégia de defesa da floresta em articulação com a corporação de Bombeiros Voluntários da Trofa, a Guarda Nacional Republicana, o Exército, a Associação de Produtores Florestais, os proprietários florestais e a população em geral.
Assim, segundo o comunicado, através deste plano municipal a autarquia são definidas “as acções necessárias à defesa da floresta do Concelho contra incêndios, nas vertentes de prevenção através da informação e sensibilização da população” e também “a programação e execução de medidas e acções de prevenção, pré-supressão e reabilitação das áreas ardidas” e “na vertente de vigilância e apoio ao combate define a programação integrada das diversas entidades envolvidas perante a eventualidade de ocorrência de incêndios”.
Com a implementação deste plano a Câmara da Trofa “propõe-se atingir três metas, reduzir a incidência de incêndios, aumentar a resistência do território aos incêndios e melhorar a eficácia de gestão e ataque aos incêndios.”
Ainda segundo o comunicado, a Câmara da Trofa, através do pelouro de Ambiente e Protecção Civil, colocou no terreno equipas de vigilância permanente com meios próprios para uma primeira intervenção em caso de incêndio, nomeadamente criou um sistema de comunicação interno, via rádio, que liga a Protecção Civil municipal, os bombeiros, a GNR e as equipas de vigilância.
Como forma de prevenção de incêndios no concelho a autarquia assinou um protocolo com a Associação dos Silvicultores. Primeiro de Janeiro

Nenhum comentário: