domingo, 29 de julho de 2007

Bombeiros de Montemor contam com apoio de mais 16 vigilantes

Bombeiros de Montemor contam com apoio de mais 16 vigilantes
São desempregados mas vão desempenhar uma tarefa de relevância social para o concelho de Montemor-o-Velho. Os bombeiros locais contam desde ontem com a ajuda de 16 vigilantes e uma moto 4X4 para a defesa da floresta

Vão trabalhar de domingo a domingo e cada elemento está munido de um telemóvel com os números da GNR, bombeiros e Protecção Civil para lançar qualquer alerta de situações que podem colocar em risco a floresta do concelho de Montemor-o-Velho. Estarão igualmente munidos de binóculos.
Os Bombeiros de Montemor-o-Velho contam desde ontem com a ajuda preciosa de 16 vigilantes da floresta. Estas pessoas, como explicou Luís Leal, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, estão desempregadas e inscritas no Centro de Emprego da Figueira da Foz. Foram seleccionadas tendo em conta o perfil de cada um para desempenhar aquelas funções, passando a receber o subsídio de desemprego acrescido de mais 20%. A Câmara Municipal paga-lhes o subsídio de almoço e transporte. Luís Leal destacou a importância social do trabalho que aqueles vigilantes irão desempenhar na preservação da floresta do concelho.
Doze daqueles vigilantes vão estar em postos de vigia fixos e os outros quatro são considerados móveis, uma vez que andarão pelas localidades do concelho a contactar a população sensibilizando-a para a protecção da floresta e distribuindo folhetos, com recomendações úteis.
Os percursos dos vigilantes móveis são pré-definidos e fixados diariamente, ao início da manhã.
Hugo Leal frisou que há 15 dias foram distribuídos cerca de cinco mil folhetos com apelos cívicos para a participação de todos na campanha de defesa da floresta, bem como com conselhos para os mais idosos no caso de se registarem ondas de calor.
As acções de vigilância contarão igualmente com o apoio de 15 bombeiros e quatro elementos da GNR local.

Em vigilância permanente

Embora os bombeiros e a GNR já tenham iniciado a vigilância da floresta do concelho de Montemor-o-Velho a 15 de Maio, o trabalho daquelas equipas arranca oficialmente amanhã e decorre até Setembro. No entanto, se as condições meteorológicas assim o exigirem, poderá prolongar-se até meados de Outubro.
Na cerimónia de apresentação daqueles vigilantes, que ontem decorreu na Secção de Arazede dos Bombeiros de Montemor-o-Velho, foi igualmente apresentada uma moto 4X4 disponibilizada pela Junta de Freguesia de Arazede. Trata-se de um veículo de vigilância e intervenção, como explicou Aurélio Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Arazede.
Aquela moto vem juntar-se a uma outra que aquele corpo de bombeiro já dispõe para a protecção da floresta e que foi cedida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Morais Jorge, comandante dos Bombeiros de Montemor-o-Velho, salientou a importância daquelas equipas móveis na vigilância da floresta. «Estamos em vigilância permanente fora do quartel», concretizou aquele responsável.
As torres de vigia estarão localizadas nos lugares da Torre (Montemor-o-Velho) e Casal Laranjeiro (Tentúgal).
O concelho de Montemor-o-Velho tem uma área florestal de cerca de oito mil hectares, dos quais 80% está vigiada.Diário de Coimbra

Nenhum comentário: