quinta-feira, 10 de março de 2011

Autoridade Florestal Nacional criou oito equipas de Fogo Controlado


Lusa

A Autoridade Florestal Nacional (AFN) criou oito equipas de Fogo Controlado que este ano, só na região Norte, deverão proceder à gestão de 1500 hectares através desta técnica, disse fonte do organismo.
O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, participou hoje numa jornada de “Defesa da Floresta” que o levou a percorrer num veículo todo-o-terreno o concelho de Ribeira de Pena.

Durante a iniciativa, o governante assistiu a uma acção de fogo controlado, observou a abertura de aceiros florestais (faixas limpas de vegetação), à limpeza de mato por parte de equipas de sapadores florestais e ainda plantou um carvalho numa linha de água.

Henrique Reis, da equipa multidisciplinar de defesa da floresta da AFN, referiu que foram criadas oito equipas de Fogo Controlado, três das quais estão a operar no Norte do país.

O fogo controlado é uma ferramenta de gestão de espaços florestais, que consiste no uso do fogo sob condições específicas, tempo seco e frio, e sob responsabilidade de um técnico credenciado da AFN.

Henrique Reis salientou que se trata de um método “mais barato”, já que utiliza menos recursos para fazer a gestão e acrescentou ainda que cada hectare limpo com recurso ao fogo controlado “protege” cerca de 20 hectares de floresta.

Este ano, já foram intervencionados 525 hectares com recurso a esta técnica, perspectivando-se atingir os 1500 hectares.

Nos trabalhos de prevenção juntam-se ainda as acções desenvolvidas pelas 292 equipas de sapadores florestais que existem em todo o país, cada uma das quais constituída por cinco elementos. Na região Norte, encontram-se a operar 118 equipas.

Para além da gestão de combustíveis, estas equipas actuam ainda a nível do apoio às acções de fogo controlado, da vigilância e do combate aos incêndios florestais.

Segundo Henrique Dias, no ano passado estas equipas intervieram em 1800 hectares, prevendo-se que atinjam um valor idêntico no decorrer deste ano.

Em 2010, a Direcção Regional de Florestas do Norte (DRFN) reactivou a actividade do sector das máquinas, indo buscar cinco operadores que se encontravam nos quadros de mobilidade especial do Ministério da Agricultura.

Em três meses, estas máquinas beneficiaram quase 150 quilómetros e, segundo Rogério Rodrigues, da DRFN, o objectivo para este ano é chegar aos 250 quilómetros de intervenção em aceiros e caminhos florestais.

O responsável referiu ainda que, este ano, vão ser candidatados ao Proder projectos para beneficiar cerca de mil hectares de floresta, prevendo-se que sejam beneficiados mais cerca de mil através dos meios próprios da AFN.

Só em Ribeira de Pena, deverão ser intervencionados 600 hectares. No último Verão, este concelho foi afectado por um grande incêndio que se propagou para os concelhos vizinhos e queimou cerca de quatro mil hectares. Durante o mês de Abril, o material lenhoso resultante deste incêndio vai a hasta pública. In Ecosfera


Nenhum comentário: