quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Última Hora - EDP planta castanheiros no Parque de Montesinho após corte "abusivo" de carvalhos

Proprietários vão receber 2300 castanheiros

EDP planta castanheiros no Parque de Montesinho após corte "abusivo" de carvalhos

A EDP Distribuição vai entregar mais de 2300 castanheiros a 46 proprietários de oito localidades integradas na área do Parque Natural de Montesinho, como forma de compensação pelo corte abusivo de algumas centenas de árvores, essencialmente carvalhos, no início do ano.

O "incidente" ocorreu quando uma empresa ao serviço da EDP dava cumprimento à obrigatoriedade de criação de faixas de gestão de combustíveis e limpeza das áreas sob as linhas aéreas de alta e média tensão, que acabou por cortar de forma indiferenciada e, na óptica dos proprietários, indevida, as árvores em causa. "Um dos proprietários insurgiu-se contra a situação, a EDP foi contactada e os trabalhos pararam de imediato", conta Carlos Fernandes, representante da comissão de proprietários que desde a primeira hora procurou que a empresa se responsabilizasse pelos danos causados.

Numa primeira fase, a empresade distribuição de energia eléctri-ca prontificou-se a plantar uma área de 3,5 hectares de árvores àescolha numa área baldia, mas co-mo os "lesados" se distribuem poroito aldeias diferentes a solução não foi considerada adequada.

Este incidente serviu para criar regras para o futuro. Ontem, em Terroso, no concelho de Bragança, o presidente da EDP Distribuição, João Torres, assinou três acordos de cooperação para a regulação de intervenções no futuro, um primeiro com os proprietários lesados, um segundo com os responsáveis pelo parque e um terceiro, mais abrangente, com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade. "Desta forma, todas estas entidades vão colaborar connosco na criação das faixas de gestão de combustíveis, e vão-nos indicar qual a melhor forma de o fazer e assim evitamos futuras situações de conflito", justificou.

A criação de faixas de gestão de combustíveis tem como objectivo a protecção das infra-estruturas de transporte de energia e a redução das condições de ignição e de propagação de fogos florestais. "Temos encontrado um clima bastante favorável", referiu João Torres, acrescentando que nos últimos dois anos a empresa teve contacto com mais de 5500 proprietários, em cujos terrenos foram colocados postes ou que foram atravessados por linhas aéreas, e nesse universo "houve entre dez a 15 situações de conflito", adiantou. A política da empresa é "evitar" o litígio.

Em compensações financeiras pelo uso das propriedades particulares a EDP pagou no último ano 2,7 milhões de euros. Nos próximos dois anos, a EDP Distribuição vai investir mais de 15,5 milhões de euros na recuperação de 23 mil quilómetros da rede de alta e média tensão e na criação de 2500 km de rede secundária de faixas de gestão de combustíveis.n

Ana Fragoso

Nenhum comentário: