sábado, 15 de agosto de 2009

Distrito de Santarém lidera prevenção de incêndios | O Ribatejo | 07-08-2009‏

Fonte: http://issuu.com/oribatejo/docs/ed_1240/29

Distrito lidera prevenção de incêndios

O Ribatejo, 07-08-2009

SíGES premiado nos EUA

Sistema desenvolvido em Santarém premiado nos Estados Unidos da América

Foi apresentado,

no Governo Civil, o prémio internacional atribuído ao SIGES - Sistema Integrado de festão de Emergências de Santarém. Na cerimónia, o secretário de Estado da Protecção Civil elogiou o sistema de informação geográfica desenvolvido em Santarém, e que se encontra agora também acessível ao CDOS, GNR e PSP.

O governador civil, Joaquim Botas Castanho, referiu que a distinção recebida da empresa ESRI, no passado dia 15 de Julho, nos Estados Unidos, é a "prova de que somos capazes e que devemos continuar em Portugal fazer do melhor que se faz no mundo".

Botas Castanho considerou o prémio um "estímulo e reconhecimento moral". O SIGES foi um dos projectos a nível mundial a ser agraciado com o prémio "ESRI Special Achievement in GIS 2009", resultado das "contribuições extraordinárias para a nossa sociedade global e que estabeleceram novos precedentes na comunidade dos sistemas de informação geográfica", explica a empresa.

Para o Secretário de Estado, o SIGES é consequência de uma conjugação de esforços: "Reuniu-se aqui em Santarém um conjunto de boas vontades de pessoas motivadas e juntou-se a capacidade técnica". José Miguel Medeiros acrescentou ainda que é necessário dar continuidade ao processo, pois é o passo essencial para que os sistemas de informação geográfica possam ganhar dimensão nacional.

"A aposta nas novas tecnologias tem sido um dos pontos fortes da protecção civil em Portugal, área onde foi dado um salto qualitativo", defendeu o Secretário de Estado. Os mecanismos legais criados, a reorganização estrutural do sector, a definição e articulação entre os diversos agentes e o reforço de competências dos Governos Civis permitiram fazer uma «revolução tranquila» da protecção civil, adiantou.

Na cerimónia, foi ainda formalizado o acesso ao sistema ao Comando Distrital de Operações de Socorro, à Guarda Nacional Republicana e à Polícia de Segurança Pública.


Número Caracteres: 2233


© manchete,1996-2009


--
Andreia Gonçalves
Lúcia Batista

SIGES - Sistema Integrado de Gestão de Emergências de Santarém
Governo Civil de Santarém
Tel. 243 304 532
http://www.gcs.pt

Ler os negros para interpretar o comportamento dos incêndios florestais


Depois do incêndio é necessário ir para o terreno e interpretar como foi o seu comportamento. O Comando Distrital de Operações de Socorro/ANPC de Castelo Branco desenvolve um projecto pioneiro para criar um histórico dos incêndios e retirar lições com a experiência adquirida ao longo dos anos.

A forma como o fogo evolui, o comportamento da combustão e as consequências que daí advêm são os pontos de partida de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por José Cruz, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.

Este trabalho, que nada tem a ver com a investigação das causas dos incêndios, competência da GNR e Policia Judiciária e há já algum tempo que vinha a ser desenvolvido no Concelho de Castelo Branco, mas o Comando Distrital de Operações de Socorro – CDOS de Castelo Branco, considerou ser pertinente e útil a sua expansão a todo o Distrito. in Reconquista

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Clipping de 12-08-09

em http://www.colegio-florestal-sul.net/news.php

- *Mais de 10 mil incêndios assolaram 21 mil hectares *in *DN*

- *Parque Natural do Douro sem vigilantes *in J*N*

- *Tutela nega que sindicato que representa vigilantes da natureza tenha
pedido audiência *in *Expresso*

- *Governo anda a «brincar com os trabalhadores»

, acusa FNSFP *in Dinheiro
Digital

- *Vigilantes da natureza exigem clarificação *in *Destak*

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ardeu mais área florestal na Europa este ano que em 2008Ardeu mais área florestal na Europa este ano que em 2008

10.08.2009
Lusa

A área florestal ardida na União Europeia desde o início do ano já ultrapassou em 20 mil hectares a devastada pelas chamas em 2008. Segundo dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla em inglês), no ano passado perderam-se 180 mil hectares de área florestal, contra 200 mil este ano, sendo que Espanha e Itália foram os países mais atingidos, situação que o EFFIS explica com as condições climáticas extremas registadas na segunda quinzena de Julho.

O relatório de Bruxelas indica que além de Espanha e Itália, também França e, "em menor medida", Grécia e Portugal sofreram danos significativos.

De acordo com o EFFIS, a contribuir para o aumento da área ardida já este ano estiveram "vários episódios pouco habituais" de incêndios em Portugal e no Noroeste da Espanha registados em Março, onde o clima seco e os fortes ventos contribuíram para que ardesse uma área estimada em cerca de 25 mil hectares.

Durante os próximos dias, o risco de incêndio manter-se-á "elevado" em muitas zonas mediterrânicas e poderá resultar localmente em condições extremas, mas sem atingir os níveis de alerta do fim de Julho, prevê o EFFIS.

O organismo europeu também publicou hoje o relatório "Incêndios Florestais na Europa 2008" que dá uma panorâmica global dos riscos de incêndio florestal e do impacto dos fogos no ano passado.

Em 2008, foi cartografado um total de 158.621 hectares ardidos, em comparação com uma média anual de 483.896 hectares. A área ardida e os danos associados foram os mais fracos registados desde 1980 no Sul da Europa. As condições meteorológicas "favoráveis" do ano passado conduziram a menores níveis de perigo de incêndio na orla mediterrânica, com algumas excepções registadas na região Sudeste.

Entre os cinco países mais afectados pelos incêndios, 2008 foi "particularmente positivo" para Portugal, Espanha e França e "um pouco menos" para Itália e Grécia. Em Portugal, arderam 17.244 hectares, o que correspondeu a 11 por cento da área total desses cinco países e a uma redução de 45 por cento em relação ao ano anterior. Trata-se da menor área ardida dos últimos 30 anos, com um pico de 425.726 hectares registado em 2003.

Ainda no ano passado, também se registou em Portugal uma diminuição de 26 por cento do número de ocorrências – 13.832 fogos no total, tendo 81,5 por cento deles queimado áreas inferiores a um hectare.

O EFFIS também assinala que Portugal teve no ano passado a maior frota de aviões (56) dedicada à luta contra os incêndios florestais não tendo requerido assistência do mecanismo de protecção civil europeu. Por outro lado, registaram-se em Portugal três mortes relacionados com os incêndios florestais. Assim, Bruxelas conclui que Portugal "não foi afectado severamente" pelos fogos florestais em 2008.

O sistema EFFIS foi instituído pelo Centro Comum de Investigação e pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia e fornece alertas diários de risco de incêndio, bem como avaliações de danos em apoio aos serviços de combate aos incêndios dos Estados-membros da União Europeia, aos serviços da Comissão Europeia e a outras organizações neste domínio. in Ecosfera


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Incêndios: 2.100 infracções por falta de gestão de combustíveis em 2008 - GNR


Lisboa, 26 Jul (Lusa) - A falta de gestão de combustíveis junto a edificações representa cerca de 2.100 infracções (43%), do total de autos das acções de fiscalização no âmbito da prevenção dos incêndios, de acordo com relatório da GNR. In Expresso

Lusa
17:52 Domingo, 26 de Jul de 2009

Ingenieros Técnicos Forestales


TECNICO DE INCENDIOS

Fecha de la oferta:28-07-2009

Nombre de la empresa: TRAGSA
[ Mostrar más información ]

Ubicación

Población: Madrid
Provincia:Madrid
País:España


Descripción

Puesto vacante: TECNICO DE INCENDIOS
Categorías:
Ingenieros y técnicos - Otras ingenierías
Nivel: Empleado
Personal a cargo: 0
Número de vacantes:4
Descripción de la oferta: Buscamos 4 Ingenieros Técnicos Forestales y/o Ingenieros de Montes para la planificación, actuación, control y extinción. Selección, formación y manejo de personal a cargo. Gestión de personal, mantenimiento de equipos, control dirección y formación del personal y trato y gestión con la dirección de obra.


Requisitos

Estudios mínimos:Ingeniero Técnico - Forestal
Experiencia mínima:Al menos 1 año
Imprescindible residente en:Provincia Puesto Vacante
Requisitos mínimos: *Ser Ingeniero Técnico Forestal y/o Ingeniero de Montes.
*Tener el curso Básico de Incendios.
*Aportar experiencia mínima de un año en extinción de incendios.
*Disponibilidad para incorporación inmediata.
*Disponibilidad para trabajar en Castilla y León.



Contrato

Tipo de contrato:Otros contratos
Jornada laboral:Completa

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Regime jurídico aplicável aos bombeiros portugueses no território continental‏

Lei n.º 48/2009. D.R. n.º 149, Série I de 2009-08-04
Assembleia da República
Primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 241/2007, de 21 de Junho, que define o regime jurídico aplicável aos bombeiros portugueses no território continental

domingo, 2 de agosto de 2009

Clipping 1 de Agosto

Num fim-de-semana marcado pela polémica em torno das estatísticas sobre os incêndios, conheça as principais notícias no Clipping do Portal do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Florestal da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Clipping de 01-08-09 em http://www.colegio-florestal-sul.net/news.php

- 1300 fogos queimaram floresta em 15 dias in Portugal Diário

- GNR esclarece que alteração de dados serve para harmonizar e não esconder in Expresso

- Ministério da Agricultura remete análise de dados alterados para o MAI in RTP

- Autoridade Florestal tem de dar «esclarecimento total» sobre alteração de dados - PCP in RTP

- BE diz que alteração de dados «é gravíssima» e pede esclarecimentos urgentes ao Governo in RTP

- Denúncias sobre alteração de dados devem ser averiguadas rapidamente - CDS in RTP

- GNR e Autoridade Florestal em desacordo sobre dados de área ardida in RTP

- Ministério do Ambiente e MP assinam protocolo para combater corrupção in TSF

- Identificadas 14 espécies de Odonatos in Quercus

- Incêndios: Emigrantes sensibilizados este fim-de-semana in Diário Digital

- Cortiça: Trabalhadores manifestam-se contra falta de fiscalização a empresas in Sapo Notícias