sábado, 15 de agosto de 2009

Distrito de Santarém lidera prevenção de incêndios | O Ribatejo | 07-08-2009‏

Fonte: http://issuu.com/oribatejo/docs/ed_1240/29

Distrito lidera prevenção de incêndios

O Ribatejo, 07-08-2009

SíGES premiado nos EUA

Sistema desenvolvido em Santarém premiado nos Estados Unidos da América

Foi apresentado,

no Governo Civil, o prémio internacional atribuído ao SIGES - Sistema Integrado de festão de Emergências de Santarém. Na cerimónia, o secretário de Estado da Protecção Civil elogiou o sistema de informação geográfica desenvolvido em Santarém, e que se encontra agora também acessível ao CDOS, GNR e PSP.

O governador civil, Joaquim Botas Castanho, referiu que a distinção recebida da empresa ESRI, no passado dia 15 de Julho, nos Estados Unidos, é a "prova de que somos capazes e que devemos continuar em Portugal fazer do melhor que se faz no mundo".

Botas Castanho considerou o prémio um "estímulo e reconhecimento moral". O SIGES foi um dos projectos a nível mundial a ser agraciado com o prémio "ESRI Special Achievement in GIS 2009", resultado das "contribuições extraordinárias para a nossa sociedade global e que estabeleceram novos precedentes na comunidade dos sistemas de informação geográfica", explica a empresa.

Para o Secretário de Estado, o SIGES é consequência de uma conjugação de esforços: "Reuniu-se aqui em Santarém um conjunto de boas vontades de pessoas motivadas e juntou-se a capacidade técnica". José Miguel Medeiros acrescentou ainda que é necessário dar continuidade ao processo, pois é o passo essencial para que os sistemas de informação geográfica possam ganhar dimensão nacional.

"A aposta nas novas tecnologias tem sido um dos pontos fortes da protecção civil em Portugal, área onde foi dado um salto qualitativo", defendeu o Secretário de Estado. Os mecanismos legais criados, a reorganização estrutural do sector, a definição e articulação entre os diversos agentes e o reforço de competências dos Governos Civis permitiram fazer uma «revolução tranquila» da protecção civil, adiantou.

Na cerimónia, foi ainda formalizado o acesso ao sistema ao Comando Distrital de Operações de Socorro, à Guarda Nacional Republicana e à Polícia de Segurança Pública.


Número Caracteres: 2233


© manchete,1996-2009


--
Andreia Gonçalves
Lúcia Batista

SIGES - Sistema Integrado de Gestão de Emergências de Santarém
Governo Civil de Santarém
Tel. 243 304 532
http://www.gcs.pt

Nenhum comentário: