sexta-feira, 1 de maio de 2009

Palmela, Sesimbra e Setúbal apostam na prevenção de incêndios na Arrábida


29.04.2009
Lusa

As Câmaras de Palmela, Sesimbra e Setúbal, assinaram ontem um protocolo que regulamenta o funcionamento do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Arrábida (GTFIA) das três autarquias, tendo como principal preocupação a prevenção de incêndios e a preservação da Arrábida.

O gabinete está em funcionamento desde o Verão de 2008 mas só agora foi assinado o protocolo de funcionamento daquele organismo, que irá receber um financiamento do estado de 4800 euros por mês.

Este gabinete intermunicipal deverá desenvolver estudos e as acções necessárias para a prevenção de incêndios florestais, bem como prestar todo o apoio às comissões municipais de defesa da floresta contra incêndios das três autarquias.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, na Quinta de São Paulo, em Setúbal, a presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, garantiu o empenhamento dos municípios, apesar do alegado "apoio deficitário do Governo".

De acordo com a autarca setubalense, cada gabinete municipal deveria receber um valor mensal de dois mil euros e, conjuntamente, o gabinete intermunicipal das três autarquias deverá receber apenas 4800 euros por mês.

Maria das Dores Meira lembrou ainda que o ordenamento da floresta, a vigilância, o planeamento e a formação não são responsabilidades das autarquias, mas um papel do Estado. Mas assegurou que as três câmaras municipais assumem, "sem qualquer receio, a tarefa de contribuir de forma activa para a defesa da floresta". Ecosfera



Nenhum comentário: