terça-feira, 5 de maio de 2009

Câmara de Baião vai criar duas brigadas móveis de vigilância contra incêndios




30.04.2009
Lusa, PÚBLICO

A Câmara Municipal de Baião anunciou hoje a criação de duas brigadas móveis de vigilância contra incêndios. As equipas, com cinco elementos cada, serão accionadas sempre que forem emitidos alertas de risco dos graus amarelo, laranja ou vermelho.

Os elementos das equipas, recrutados entre os bombeiros do concelho (Baião e Santa Marinha do Zêzere), vão patrulhar diariamente dois dos nove percursos escolhidos.

Estas duas brigadas reforçam um esquema de vigilância nocturno, criado em 2007, porque este ano deverá ser especialmente difícil devido ao combustível florestal acumulado nos últimos anos, explicou o presidente da Câmara José Luís Carneiro.

A autarquia anunciou ainda que celebrou um protocolo para a limpeza de 20 quilómetros de vias municipais com uma associação florestal da região. Além disso, vai executar em breve um plano de fogo controlado na Serra do Marão, nas freguesias de Teixeira e Teixeiró.

O plano, já aprovado pela Autoridade Florestal Nacional, prevê a queima de 256 hectares de mato, medida que contribuirá para a diminuição da matéria combustível numa zona sensível da serra e também para rejuvenescer os pastos para os muitos rebanhos de ovelhas e cabras das aldeias daquela zona do Marão.

O período crítico para os incêndios é de 1 de Julho a 30 de Setembro. Mas, segundo o presidente da Câmara, “nos períodos anteriores e posteriores (ao tempo crítico) há um aumento anormal do número de queimadas, o que origina um grande número de incêndios florestais”.

No final de Março, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu que estão disponíveis “os meios necessários” para combater os incêndios florestais. Actualmente, está em curso a fase Alfa, que começou a 1 de Janeiro e terminará a 14 de Maio. Para esta fase estão mobilizados 3813 bombeiros, 904 veículos e dois helicópteros permanentes.
Ecosfera

Nenhum comentário: