quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Alerta de fogos: 117 entupido devido a bombeiros

Alerta de fogos: 117 entupido devido a bombeirosO número gratuito para alerta de incêndios, o 117, está a ser usado pelos bombeiros para comunicações internas, que o utilizam para contactar com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A justificação para tal é a poupança de dinheiro, revela a edição desta quarta-feira do jornal Público.
Segundo revela o diário, nas centrais telefónicas distritais caem diariamente, em média, mais de 500 chamadas sendo que, na grande maioria, não são alertas de fogo.
«Isto sem falar dos muitos casos em que um bombeiro chefe de viatura, que está no terreno a acudir uma situação de emergência, liga para o 117 para obter mais dados operacionais», denuncia ao DN um operador do CDOS.
O Ministério da Administração Interna (MAI) reconhece que esta situação abusiva possa estar a acontecer em algumas corporações, lembrando, no entanto, que todos os quartéis de bombeiros estão «munidos de equipamentos de rádio que lhes permitem comunicar internamente sem recorrer ao telefone e sem custos».
O MAI considera apenas plausível que tal aconteça «em comunicações circunstanciais, quando há interferências nas redes de rádio».
08-08-2007 9:57:31 Diário digital

Nenhum comentário: