Segundo a edição desta terça-feira do jornal Público, que cita dados do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), desde 2000 registaram-se 12 acidentes com meios aéreos de combate a fogos, seis dos quais com aparelhos alugados à Aeronorte.
Três destes desastres, em 2000, 2002 e 2007, todos com Dromader M-18B, resultaram na morte dos pilotos das respectivas aeronaves. Outros dois (2002 e 2005), que ocorreram com o mesmo tipo de aerotanque, originaram apenas danos significativos nos aparelhos.
Em Julho de 2005, um outro acidente, com um helicóptero ligeiro Eurocopter AS 350 B2 operado pela Aeronorte, resultou em «danos severos» na aeronave, com o piloto a sair ileso do incidente.
Embora nestes últimos sete anos quase todas as empresas que alugam meios aéreos de combate aos fogos ao Estado tenham registado acidentes, nenhuma das seis empresas que fazem parte da estatística registou mais de um desastre neste período.
A Beriev teve um acidente com o BE-200 ES o ano passado, a OMNI com um Canadair em 2004, a Aerocondor com um Air Tractor em 2005, no mesmo ano que a Helisul registou outro com um Eurocopter। Helibravo e Heliportugal registaram ambas um acidente com Eurocopters em 2002। Diário Digital.
07-08-2007 11:03:29
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