domingo, 29 de julho de 2007

Projecto DE OLHOS NA FLORESTA

Um projecto entre muitos outros em que tambem faço parte. Este projecto é da autoria da Quercus Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Deixo o último apelo da Andreia Gama Coordenadora do Projecto os contactos estão no fundo da mensagem para quem quiser participar.

"Caros Vigilantes,

Estamos novamente numa época em que as condições climatéricas se encontram mais propícias aos incêndios florestais, pelo que o papel de cada um de nós é essencial para que o número de fogos, bem como a área ardida, seja este ano muito inferior ao dos últimos anos.

O que cada um de nós pode fazer…

· Em caso de risco ou de incêndio contactar través do número de emergência 112 (chamada gratuita) ou 117;
· Evitar as actividades de risco junto aos espaços florestais. Ex: uma beata num dia quente e seco pode provocar um incêndio;
· Se é proprietário florestal, opte pelas espécies autóctones, evite a monocultura, e mantenha espaços agricultados;
· Se vive num espaço rural limpe, em volta da sua casa, uma faixa de terreno de protecção com 50 metros de largura;
· Não abandonar lixo na mata;
· Conservar caminhos e corta-fogos limpos;
· No período crítico estival não utilizar máquinas agrícolas e florestais que possam provocar faíscas ou fagulhas. Apenas são permitidas estas máquinas quando associadas a dispositivos tapa-chamas.

O que não devemos fazer …
à Queimar os matos e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, bem como realizar fogo para recreio ou lazer. Não são actividades sem risco, mesmo sendo no seu jardim e tendo água próxima. Um fogo mal extinto pode, mesmo depois de muito tempo, reactivar-se sem controlo. As chamas, através da acção do vento, podem avançar rapidamente e provocar um incêndio grave;
à As queimadas são utilizadas para renovação das pastagens. Estas só deverão ser realizadas fora do período crítico e em dias com as condições climatéricas adequadas, devendo ter o acompanhamento de um técnico credenciado, necessitando ainda de autorização por parte da Câmara Municipal;
à Foguetes e fogo de artifício não são permitidos nos espaços rurais, dado constituírem uma causa frequente de incêndios nas periferias das aldeias/vilas;
à Não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no interior ou nas vias que delimitam ou atravessam um espaço florestal. O início de incêndios junto a estradas e auto-estradas é numeroso: uma beata lançada para as bermas inflama rapidamente as ervas secas, passando para os arbustos e então para a floresta na proximidade.

Nas vossas actividades diárias habituais estejam atentos à Floresta, especialmente em dias de maior risco. A probabilidade de controlar um incêndio é maior quanto mais rápida ocorrer a primeira intervenção!
Em caso de risco ou de incêndio contactar através do número 112 (chamada gratuita) ou 117.
A ficha de ocorrências encontra-se disponível nos arquivos do grupo de discussão http://br.groups.yahoo.com/group/deolhosnafloresta/files/, a qual poderão descarregar e preencher em caso de terem detectado e comunicado algum incêndio florestal. O seu preenchimento é importante para avaliação do próprio projecto. Obrigada."
www.quercus.pt
Saudações,
Andreia Gama
(Coordenadora Projecto De Olhos na Floresta)

Nenhum comentário: