segunda-feira, 30 de julho de 2007

Frente muito activa evolui no sentido de Nisa

Fogos: Frente muito activa evolui no sentido de Nisa (act.)
O combate ao incêndio que lavra no distrito de Portalegre, está concentrado numa «frente que ainda está bastante activa» e que está a evoluir no sentido de Nisa, disse à Lusa o segundo comandante distrital de Operações de Socorro.

O comandante Rui Conchinha, que se encontra no terreno, disse que, apesar de os bombeiros já terem conseguido dominar várias frentes, os meios de combate às chamas estão, agora, concentrados numa «frente que ainda está bastante activa».

«É uma frente que evolui no sentido da localidade de Nisa e é aí que estamos a concentrar o combate. Todos os meios estão a tentar circunscrever o fogo», assegurou.

No entanto, adiantou que o fogo, até ao momento, «não atingiu pessoas, nem habitações».

O combate ao fogo, que ocorre na zona de Monte Claro, concelho de Nisa, conta já com um total de 154 bombeiros, auxiliados por 45 viaturas, acrescentou a mesma fonte.

Segundo o site da Protecção Civil, o incêndio mobiliza três helicópteros, dois aerotanques ligeiros, quatro aerotanques pesados - dois Canadair e dois Beriev -, duas máquinas de rastro e 14 tractores.

O governador civil de Portalegre, o vice-presidente da Câmara de Nisa e um técnico florestal estão a acompanhar as operações.

Fonte da GNR de Nisa disse à Lusa que já há mais de uma hora que se vê um fumo negro sobre a vila, bem como cinza a cair, e que, segundo os relatos que lhe chegaram ao posto, o fogo já ronda algumas casas da vila, «para os lados de Vila Velha do Rodão».

Em declarações à Lusa, uma testemunha, o proprietário agrícola Francisco Mateus, disse que o «concelho de Nisa está cercado pelas chamas, que se aproximam de Sul por Tolosa, de Norte por Vila Velha do Ródão e de Este por de São Matias».

No lugar da «Tapada das Cancelas (Nisa, Portalegre) já arderam vinhas, várias encostas de olival e bastantes hectares de floresta de eucaliptos, sobreiros e azinheiras, estando o fogo já encostado à vila de Nisa», afirmou outra testemunha, Sofia Figueiredo, que tenta proteger a sua casa no local.

Outra fonte contou que diversos quintais de casas no extremo Norte da vila foram afectados pelas chamas.

O guarda do Clube de Caçadores de Nisa, Joaquim badalo, disse também à Lusa que requesitou máquinas agricolas de proprietários da zona, para tentar travar uma frente de fogo que já passou para o lado da estarada de Nossa Senhora da Graça, estando próximo da Serra de São Miguel, uma zona de difícil acesso e com floresta densa de eucaliptos, sobreiros e azinheiras.

De acordo com testemunhos de locais, estão cortadas a estrada para Alpalhão, para Montalvão, Monte Claro e a estrada para Vila Velha do Rodão.

Diário Digital / Lusa

29-07-2007 20:22:07

Nenhum comentário: