domingo, 16 de março de 2014

Plantar o Caramulo






Origem do projeto "Plantar O Caramulo"
A Serra do Caramulo, local de inestimável beleza e de elevado valor patrimonial e ambiental, representado pela riqueza da sua fauna e flora, foi em agosto e setembro alvo de um incêndio de grande dimensão e gravidade.
Com um elevado impacto na vida social e económica das populações, o incêndio lavrou um território que na sua grande maioria era ocupado por floresta, causando uma grande perda no património ambiental de toda a região.
Surge pois a necessidade de implementar um Plano Estratégico de Valorização da Serra do Caramulo, na sua vertente ambiental, ecológica, patrimonial e florestal, onde a florestação das áreas ardidas assume um papel importante.
Surge então o projeto "Plantar O Caramulo", onde Plantar e Voluntário são as palavras de ordem.

Objetivos do Projeto
"Plantar O Caramulo", tem como objetivos:
- Reflorestação de áreas públicas ardidas na Serra do Caramulo;
- Promover a reflorestação das áreas ardidas de um modo ecologicamente sustentável;
- Congregar as diversas iniciativas de florestação, quer no domínio da disponibilização de árvores quer no domínio do voluntariado para a plantação;
-Promover a cooperação na florestação, entre as entidades públicas e todos aqueles que quiserem aderir ao projeto como voluntários;

Ações do projeto
No dia 22 de março de 2014, entre as 9h00 e as 13h00, realizar-se-á a primeira iniciativa de reflorestação.
Todos aqueles que quiserem participar poderão registar-se como voluntários, podendo escolher para o efeito um dos locais disponíveis nesta plataforma.

Nenhum comentário: