terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia Zero de Incêndios em Portugal

Hora
Sábado, 25 de Junho · 9:30 - 17:00

Local
Com a Floresta, em Melres / Gondomar

Criado por

Mais informação
Como no concelho do Porto não temos Floresta, pareceu-nos uma boa ideia juntarmo-nos a Gondomar para a Prevenção de Incêndios Florestais, não só pela proximidade em distância, mas também porque aí decorreu a nossa primeira verdadeira acção neste âmbito.
A proposta lançada para este dia pela AMO Portugal é a “distribuição dos Voluntários de forma a povoar toda a Floresta”.
Lançado este desafio ao Gabinete Técnico Florestal de Gondo...mar, com o apoio do Comando Distrital do Porto da Protecção Civil, recebemos esta agradável proposta de colaboração:
1. Vigilância em pontos fixos
2. Vigilância pedestre em trilhos (caminhada)
3. Vigilância móvel em BTT, em trilhos.
Está, assim, lançado o desafio: vamos todos, com famílias e com amigos, para a Floresta no próximo dia 25. Para passarmos o dia, teremos de levar merenda ou piquenique, como cada um preferir, com uma grande chamada de atenção: a alimentação deverá dispensar o uso de fogo. A AMO Portugal dará sempre o bom exemplo.
Pedimos a todos os Voluntários que aderirem que, ao fazerem a sua inscrição, deixem um comentário indicando o número de pessoas que os acompanharão, e em qual das opções pretendem inscrever-se, pois teremos necessidade de transmitir estes dados ao Gabinete Técnico Florestal.
Divulguem o evento, por favor, convidando os vossos amigos.
Vamos todos para a Floresta, mostrar-lhe quanto gostamos dela e quanto queremos cuidar de si!

Programa definitivo:
Depois de uma reunião com o Gabinete Técnico Florestal de Gondomar, podemos agora divulgar o programa para este dia, que será o seguinte:

Local de realização das actividades: Freguesia de Melres

...Manhã: Sensibilização da População, com a distribuição de Desdobráveis, porta a porta (Desdobráveis da AFN/Governo Civil do Porto).

Almoço: Piquenique, no Laranjal, junto ao areio (no rio) de Melres (a alimentação será da responsabilidade de cada um de nós).

Tarde: Trilho de Vigilância Florestal – Caminhada na cumeada das Serras de Santa Iria e Banjas.

Não esquecer que devemos levar calçado adequado e água suficiente para todo o dia.

Este evento foi divulgado, felizmente, numa grande parte do nosso País, e temos inscrições das mais diversas regiões. Mas… agora precisamos de saber quem virá, de facto, a Gondomar no dia 25 de Junho, para nos podermos organizar em conjunto com o GTF.

Nenhum comentário: