sábado, 1 de setembro de 2007

Lisboa: Conselho informal do Ambiente lembrou os graves fogos florestais

Os ministros do Ambiente da União Europeia manifestaram este sábado, em Lisboa, a sua «profunda solidariedade» à Grécia pelos graves fogos florestais que assolam o país, refere a Lusa.

Falando no final do conselho informal dos 27, a que presidiu, o ministro do Ambiente português, Francisco Nunes Correia, dirigiu-se à delegação grega para lhe manifestar, em nome da presidência da UE e de Portugal, «a mais profunda solidariedade pela situação avassaladora» que a Grécia atravessa devido aos incêndios florestais.

Nunes Correia, que falava também em nome dos seus homólogos da UE, fez votos para que «a situação difícil» que a Grécia atravessa seja «rapidamente superada e que para isso possam contribuir também todas as formas concretas de solidariedade europeia que seja possível mobilizar».

Vários Estados-membros da UE, entre os quais Portugal, estão a apoiar os esforços das autoridades gregas no combate aos fogos, com meios aéreos e outros, numa operação coordenada pela unidade europeia de Protecção Civil, da Comissão Europeia.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, encontra-se hoje na Grécia, onde sobrevoou as zonas mais afectadas pelos fogos florestais, tendo também manifestado solidariedade e prometido auxílio ao país. Portugal Diário

Nenhum comentário: