segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2007


Prevenção de fogos florestais
A existência de áreas sobrepostas numa dezena de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) em todo o País poderá dificultar o trabalho de prevenção contra fogos florestais por parte das associações que fazem a gestão destas zonas. No total estão sinalizados dez casos, entre eles a Serra da Estrela.
O alerta parte do secretário-geral da Federação dos Produtores Florestais de Portugal, Ricardo Machado, que, em declarações à Agência Lusa, questionou "o problema de quem tem a jurisdição sobre as áreas", quando se verificam casos de sobreposição de ZIF's cuja gestão é assegurada por diferentes entidades.
"A falta de entendimento pode fomentar a ausência de gestão e a ocorrência de mais fogos", advertiu o responsável. "O que vai acontecer é que nem uma entidade nem outra vai fazer o trabalho, congelando todos os trabalhos decorrentes da gestão como limpezas, plantações e defesa contra incêndios", explicou ao sugerir: " a Direcção-Geral dos Recursos Florestais vai ter de decidir porque os proprietários e as organizações cumpriram todos os requisitos", chamando a atenção para a lacuna existente na legislação que permite que "duas entidades possam fechar a sua ZIF em termos legais". Diário XXI

Nenhum comentário: