quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Jovens voluntários vigiam floresta no concelho

Entre 15 de Junho e 30 de Setembro a mancha florestal do concelho das Caldas da Rainha está sob a vigilância atenta de jovens que integram o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, financiado pelo IPJ.

Ao primeiro sinal de perigo compete-lhes avisar imediatamente os meios de 1ª intervenção e combate, desempenhando assim um papel fundamental.

Este programa, de vigilância móvel e fixa, funciona diariamente com seis jovens acompanhados por um coordenador do Gabinete Técnico Florestal ou da Protecção Civil da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Estes vigilantes, com idades entre os 18 e os 30 anos, trabalham por períodos de 15 dias e contam com um apoio diário do IPJ de 12€.

Para integrar este Programa as inscrições encontram-se abertas no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Formados pelos Bombeiros Voluntários e pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, estes jovens possuem também a função de sensibilizar a população em geral para a adopção de comportamentos preventivos de incêndios florestais.

Os Locais Estratégicos de Estacionamento – LEE – possibilitam a visualização de praticamente todo o território do concelho e de parte dos concelhos vizinhos. Ao visualizar uma coluna de fumo estes jovens comunicam imediatamente aos meios de 1ª intervenção e combate.

Os meios de 1ª intervenção estão situados estrategicamente na Cabeça Alta, Freguesia de Carvalhal Benfeito, onde se encontra uma viatura equipada com meios de 1ª intervenção, pronta a actuar em caso de emergência.

Esta viatura intervém nos locais para onde for mais rápida a sua deslocação, nomeadamente nas Freguesias de Carvalhal Benfeito, Santa Catarina, Alvorninha, Coto, Salir de Matos, Nossa Senhora do Pópulo e Tornada.

Nas freguesias de Vidais, São Gregório, A-dos-Francos e Landal a vigilância e a 1ª intervenção estão a cargo das Associações de Caçadores das freguesias, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha.

Nas restantes Freguesias do concelho: Santo Onofre, Nadadouro, Foz do Arelho, Serra do Bouro e Salir do Porto a vigilância está a cargo do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da G.N.R. – SEPNA - entidade legalmente responsável pela vigilância contra incêndios.

Todo o sistema de vigilância funciona como apoio aos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha tentando articular entre todas as entidades envolvidas por forma a que sempre que exista uma ocorrência, por muito pequena que seja, haver de imediato alguém no terreno que proceda a uma 1ª intervenção tão rápida quanto possível, tentando assim evitar os grandes incêndios florestais no concelho. OESTE ONLINE

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu