quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Fogo estranho no quartel


Teresa Cardoso

APolícia Judiciária (PJ) de Coimbra está a investigar o incêndio que deflagrou no interior de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato (BVCV). O veículo estava estacionado na garagem do quartel, desde as 10 horas da manhã de quinta-feira, começando a arder por volta da uma da manhã do dia seguinte. O fogo eclodiu debaixo do banco do condutor do veículo de transporte de doentes. As autoridades terão já excluído a hipótese de qualquer cigarro aceso, esquecido no interior, facto que leva a corporação a temer estar-se perante um crime de fogo posto.

"Os bombeiros estão assustados. Afastada que está, por parte da PJ, a hipótese de o fogo ter sido provocado por um cigarro mal apagado (também ela inverosímil, uma vez que os bombeiros não fumam dentro dos carros), ganha consistência a possibilidade de alguém ter atentado contra o património da corporação. Resta saber com que finalidade", avança Fernando Campos, comandante dos BVCV.

O alerta para as labaredas, dentro do quartel foi dado por uma vizinha da corporação que passava no local. "O combate foi pronto, o que evitou que as chamas se propagassem aos restantes veículos estacionados e, mais grave, pudessem pôr em risco a vida dos bombeiros que dormiam nas camaratas", declara Fernando Campos, que está a estudar a instalação de um sistema de videovigilância no valor de 1250 euros. "Os estragos no veículo elevam-se a 780 euros, com a agravante de ter ficado inoperacional", lamenta a mesma fonte. António Pinto, vice-presidente da direcção dos BVCV, volta a reclamar a construção de um novo quartel que chegou a ser aprovado pela tutela. "Temos o terreno desde 1998, fizemos o projecto, mas faltam as verbas para a sua construção calculada em 900 mil euros". Os BVCV existem desde 1935. Há cerca de duas décadas ocuparam as actuais instalações. "Estamos aqui como sardinha em lata. Precisamos do novo quartel", avisa o tesoureiro António João. Jornal de Noticias

Nenhum comentário: