Especialista defende nova estratégia de combate a fogos
Um dos coordenadores do projecto "Fire Paradox", o investigador Eric Rigolot, defendeu esta sexta-feira uma nova estratégia europeia na gestão dos incêndios florestais, com recurso ao próprio fogo na prevenção e combate.
"O fogo é um agente de destruição mas também pode ser uma poderosa ferramenta na gestão florestal", afirmou o investigador do Institut National de la Recherche Agronomique (França), ao preconizar a "definição de uma nova estratégia europeia" neste domínio.
Eric Rigolot intervinha na sessão de apresentação da "II Base Científica Europeia do projecto 'Fire Paradox' - Uma abordagem inovadora e integrada à gestão florestal", que culminou a estadia em Portugal, nomeadamente no Centro de Operações e Técnicas Florestais da Lousã, de vários parceiros do consórcio e de participantes ligados a entidades que actuam nesta área.
"Verões recentes, com violentos incêndios, mostraram que os meios de combate clássicos foram incapazes de controlar a situação: não se apaga este tipo de incêndios com água", sustentou o investigador. O Mirante
Nenhum comentário:
Postar um comentário