sábado, 28 de julho de 2007

Prevenir fogos Florestais


Prevenir fogos Florestais

A Junta de Freguesia de Balasar acolheu, a semana passada, uma sessão de sensibilização e esclarecimento sobre fogos florestais organizada pela Câmara Municipal, através do seu Gabinete Técnico Florestal. O encontro contou com a colaboração da Direcção-Geral de Recursos Florestais, a Associação Florestal do Grande Porto, PORTUCALEA, e a Guarda Nacional Republicana e reuniu cerca de 40 pessoas.
A legislação, que o ano passado entrou em vigor, suscitou algumas questões nesta sessão, em que se voltaram a referir os principais comportamentos de risco, muitas vezes ligados à actividade agrícola ou mesmo ao abate de árvores, das quais ficam, por vezes no terreno, bastantes restos de madeira, e que podem dar origem a fogos florestais. A necessidade e a obrigatoriedade de assegurar a limpeza de terrenos e matas foi outro dos pontos abordados, bem como o Plano Municipal de Defesa da Floresta, os deveres e direitos dos proprietários de terrenos florestais e a responsabilidade das autoridades locais.
Alertar para comportamentos de risco que podem dar origem a fogos, informar sobre a nova legislação em vigor, deveres e direitos dos proprietários de floresta e sobre as responsabilidades das autoridades locais foram, pois, os principais objectivos desta sessão de esclarecimento e sensibilização, que contou também com a participação de representantes da Direcção-Geral de Recursos Florestais do Porto e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa.

Nenhum comentário: