quarta-feira, 22 de junho de 2011

Relatório Provisório de Incêndios Florestais (n.º 1/2011)

Incêndios Florestais
Incêndios Florestais
Informação estatística sobre áreas ardidas e ocorrências - 1 de Janeiro a 31 de Maio de 2011
A base de dados nacional de incêndios florestais regista, no período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Maio de 2011, um total de 3.676 ocorrências (834 incêndios florestais e 2.842 fogachos) que resultaram em 6.755ha de área ardida, entre povoamentos (1.552ha) e matos (5.203ha).
O histórico do último decénio, entre 2001 e 2010, do total de ocorrências e área ardida, registado no período em análise, (quadro 1), mostra que em 2011 o número contabilizado de ocorrências é inferior em quatro dos últimos dez anos (2002, 2003, 2005, e 2009) e a área ardida em apenas dois anos (2005 e 2009). Comparando os registos do corrente ano com os valores médios do decénio anterior, registaram-se menos 479 ocorrências (-11%), tendo, contudo, ardido mais 945ha de espaços florestais (+16%).
Fonte: Autoridade Florestal Nacional ligação

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia Zero de Incêndios em Portugal

Hora
Sábado, 25 de Junho · 9:30 - 17:00

Local
Com a Floresta, em Melres / Gondomar

Criado por

Mais informação
Como no concelho do Porto não temos Floresta, pareceu-nos uma boa ideia juntarmo-nos a Gondomar para a Prevenção de Incêndios Florestais, não só pela proximidade em distância, mas também porque aí decorreu a nossa primeira verdadeira acção neste âmbito.
A proposta lançada para este dia pela AMO Portugal é a “distribuição dos Voluntários de forma a povoar toda a Floresta”.
Lançado este desafio ao Gabinete Técnico Florestal de Gondo...mar, com o apoio do Comando Distrital do Porto da Protecção Civil, recebemos esta agradável proposta de colaboração:
1. Vigilância em pontos fixos
2. Vigilância pedestre em trilhos (caminhada)
3. Vigilância móvel em BTT, em trilhos.
Está, assim, lançado o desafio: vamos todos, com famílias e com amigos, para a Floresta no próximo dia 25. Para passarmos o dia, teremos de levar merenda ou piquenique, como cada um preferir, com uma grande chamada de atenção: a alimentação deverá dispensar o uso de fogo. A AMO Portugal dará sempre o bom exemplo.
Pedimos a todos os Voluntários que aderirem que, ao fazerem a sua inscrição, deixem um comentário indicando o número de pessoas que os acompanharão, e em qual das opções pretendem inscrever-se, pois teremos necessidade de transmitir estes dados ao Gabinete Técnico Florestal.
Divulguem o evento, por favor, convidando os vossos amigos.
Vamos todos para a Floresta, mostrar-lhe quanto gostamos dela e quanto queremos cuidar de si!

Programa definitivo:
Depois de uma reunião com o Gabinete Técnico Florestal de Gondomar, podemos agora divulgar o programa para este dia, que será o seguinte:

Local de realização das actividades: Freguesia de Melres

...Manhã: Sensibilização da População, com a distribuição de Desdobráveis, porta a porta (Desdobráveis da AFN/Governo Civil do Porto).

Almoço: Piquenique, no Laranjal, junto ao areio (no rio) de Melres (a alimentação será da responsabilidade de cada um de nós).

Tarde: Trilho de Vigilância Florestal – Caminhada na cumeada das Serras de Santa Iria e Banjas.

Não esquecer que devemos levar calçado adequado e água suficiente para todo o dia.

Este evento foi divulgado, felizmente, numa grande parte do nosso País, e temos inscrições das mais diversas regiões. Mas… agora precisamos de saber quem virá, de facto, a Gondomar no dia 25 de Junho, para nos podermos organizar em conjunto com o GTF.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Programa de Vigilância contra fogos florestais ATN 2011

De 01/07/2011 a 30/09/2011
Local: Algodres e Vale de Afonsinho concelho de  Figueira de Castelo Rodrigo e Cidadelhe concelho de Pinhel

Dada a gravidade dos incêndios ocorridos em anos recentes, que têm devastado vastas áreas de vegetação autóctone, descaracterizado a paisagem e reduzido os níveis de biodiversidade desta área, torna-se necessário proceder à vigilancia que durante os 3 meses estivais de maior risco de incêndio  se possam desenvolver acções de prevenção e vigilância dentro da área de intervenção referida anteriormente. Em colaboração com inúmeros parceiros locais, a ATN tem desenvolvido acções de vigilância, limpeza e condução dos bosques, implementado práticas agrícolas tradicionais, com o intuito de fazer a prevenção contra fogos florestais.
Através do Programa de Voluntariado Jovem para as Floresta (IPJ), a ATN pretende sensibilizar a camada jovem local para a preservação da floresta da região e contar com a sua colaboração nas actividades de vigilância em unidades fixas (pontos de observação) e móveis (percursos de carro).

Se está interessado em colaborar com a ATN na vigilância contacte-nos. geral@atnatureza.org

Associação quer colocar cem voluntários a vigiar Parque Nacional da Peneda-Gerês

343537_neg incendio geres 299-360.jpg
Foto: Foto: Nelson Garrido/arquivo
Os incêndios de Julho e Agosto de 2010 consumiram cerca dez mil hectares de área do Parque

09.06.2011
Lusa

O Parque Nacional da Peneda-Gerês vai ser vigiado, este Verão, por voluntários de todo o país, incluindo famílias inteiras, iniciativa inédita que pretende angariar cem pessoas a realizarem patrulhas de 24 horas por dia.
“Em conjunto com a direcção do parque foram definidos três trilhos para os voluntários percorrerem. Um deles tem mais de dez quilómetros de extensão mas também é dos mais usados pelos turistas”, explicou Carlos Evaristo, da Associação Mãos à Obra (AMO) Portugal.

A associação é herdeira da organização de base do projecto “Limpar Portugal” e pela primeira vez está a realizar este projecto.

A pé ou de bicicleta, os voluntários, identificados e munidos de equipamentos de comunicação para participarem eventuais incêndios florestais, vão patrulhar a área central do parque, entre 15 de Junho e 30 de Setembro, 24 horas por dia, precisamente nas zonas de maior importância de fauna e flora.

“Vamos precisar de cem voluntários para realizar as escalas e nesta altura já temos 35. Estes voluntários vão funcionar em equipas de dois elementos, com três turnos de oito horas por dia”, precisou Carlos Evaristo.

A direcção do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai disponibilizar a estes voluntários o respectivo alojamento, no Parque de Campismo do Vidoeiro.

“Temos recebido inscrições de todo o país, pessoas de todas idades e com disponibilidades diferentes. Algumas podem ficar o fim-de-semana, outras a semana e outras ainda o mês todo”, acrescentou o porta-voz da AMO Portugal.

Estas acções centram-se na zona da Ermida, na serra do Gerês, à volta dos trilhos “por onde anda mais gente”, precisamente para cumprirem as “missões” de vigilância a eventuais descuidos e prevaricações, mas também de sensibilização aos turistas.

“Temos mesmo uma família inteira, de três pessoas, que se inscreveu para passar um fim-de-semana em vigilância no parque. Em oito dias, o nosso recrutamento está a correr muito bem e será engraçado ver famílias inteiras a vigiarem o parque”, admite.

Segundo o levantamento do Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), os incêndios de Julho e Agosto de 2010 consumiram cerca dez mil hectares de área verde do Parque, ou seja 11,7 por cento da área.

Entre as zonas perdidas para o fogo contam-se 1528 hectares de área de conservação da natureza, com reduzida presença humana.

O ICNB reconheceu a perda de 2797 hectares classificados como de Protecção Total, essencialmente na zona da Mata do Cabril, em Ponte da Barca, um dos espaços ambientais mais importantes do parque. retirado daqui: